domingo, 17 de outubro de 2010

Cabelos

Não, eu não vou fazer um post sobre qual é o melhor creme pra usar em um cabelo cacheado ou o melhor defrizante para usar antes da escova. Eu vou falar sobre preconceito.
Mas o que diabos o preconceito tem a ver com o cabelo? TUDO.
Eu já tive todos os tipos de cabelo possíveis, curto, longo, cacheado, liso e agora estou com o cabelo cacheado e curtíssimo, tipo black power. E hoje, sou obrigada a receber comentários do tipo: "tomou vergonha e assumiu a identidade". Isso é preconceito.
Antigamente, você era obrigada a usar o corte da moda, ter o cabelo da moda, hoje não, temos tintas,  permanentes, alisantes, escovas progressivas, marroquinas, inteligentes, baby liss, secadores, pranchas de cerâmica, íons, tourmaline e etc. Mas você ainda tem que ouvir aquelas velhas frases: "você combina mais".
Se revolte, mude! Use tudo o que você tem a favor do que você quer fazer. As mulheres são de fase, e a tecnologia contribui pra isso. Você não precisa usar o estilo que deus lhe deu, você não precisa ficar horas penteando seu cabelo porque ele cresce. Corte.
Se você não quer trabalho, alise. Se você quer um black power e tem cabelo liso. Existe tesoura e permanente, você não precisa mais estar condicionada ao que você tem. Temos a oportunidade de mudar assim que decidirmos. A escolha é nossa.
As pessoas não devem nunca interferir no que queremos, nada de perguntar a sua amiga se vai pra festa de coque, rabo-de-cavalo ou um penteado mais elaborado. Invente, faça uma trança embutida. São infinitas possibilidades.
Lembre-se, não é o cabelo que lhe faz. É você quem o domina!
Então não se deixe ser discriminada pelo seu estilo, você é poderosa do jeito que é, você é diva se se aceitar. Rótulos só lhe limitam, assuma os riscos, surpreenda, uma mudança é sempre boa. Saia do casulo, vire borboleta, e não deixe que apenas um sapato lhe mate. Dê um trabalhinho. Aconteça.


Fernanda Matos
P.S Sempre me inspiro na Beyoncé

Um comentário:

  1. e eu to me inspirando com os seus textos!!Adorooo!!Me identifiquei demais!!

    ResponderExcluir