quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O medo de se dar

O conceito de raça já foi extinto para os afrodescendentes (a chamada raça negra), expressões como "veado" e "bicha" já viraram pejorativas para os homossexuais. Perante a lei todos são iguais e devem ser respeitados. Se a humanidade acha que está avançando com essas atitudes, porque a harmonia e a convivência entre eles se extiguem cada vez mais? Porque o que está no papel, documentado e anunciado, não tem mais relevância quando se leva em conta a essencia das pessoas atualmente.
São essas as pessoas que constroem o futuro e acabam por destruí-lo, porém. Como disse Thomas Hobbes, mesmo enquadrado em outro contexto: "O homem é lobo do homem". Muitos daqueles que passam pelas caçadas dia a dia se gabam pelo quanto têm, se têm o carro do ano, ou uma bolsa cara, ou toda a coleção de uma marca muito conhecida. Mas, quando se pergunta qual é o papel dos amigos em sua vida, alguns se lembram daqueles que acham confiáveis, ou até daqueles que só se comunicam através de sites de relacionamentos, onde nem sempre as palavras digitadas correspondem aos sentimentos.
E é assim que os habitantes desse mundo, em sua maioria, vivem. No entanto um dia pode vir à tona um segredo ou um vídeo de apelo sexual ou outros temas e causar uma decepção, ou até a descoberta de uma traição por tal amigo. Situações já normais e rotineiras que passam frequentemente nos noticiários, mas que as pessoas não se interessam, porque nunca tal desastre, por assim dizer, pode acontecer em suas vidas, até um dia ocorrer. Porque o vizinho já é um estranho, o colega de trabalho nao é alguém, filhos não falam com os pais e a raiva ou ódio, em menor escala, cada vez é mais visto.
Daí, então, vem aquela velha pergunta, o que fazer para que a humanidade estreite suas relações de convivência e que os homens vivam em plena harmonia? Não, a resposta não é um mistério, é só abrir a mente e deixar de lado os preconceito e mesquinharias, olhar para o lado e estar disposto às surpresas que aquela pessoa com quem nunca falou pode lhe proporcionar. Em suma? Arriscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário